Raspberry Acesso Remoto

O serviço de SSH e VNC por default estão desativados no RaspiOS mas podem ser ativados facilmente pelo ambiente gráfico.

Por padrão todos os serviços de acesso remoto respondem pelo usuário e senha padrão do Raspberry Pi.

Usuário pi
Senha raspberry

É fortemente recomendado que a senha (e preferencialmente o usuário) seja alterado, enquanto isso não acontecer o sistema irá exibir a mensagem toda vez que o sistema for inicializado:

VNC Connect by REALVNC

O VNC® Connect é a versão mais recente do classico VNC para acesso remoto, essa solução é composta por dois aplicativos principais:

  • VNC Server
    Deve ser instalado o computador que você deseja controlar, por padrão a Raspberry Pi 4 já vem com ele instalado e configurado, não sendo necessário nenhuma configuração adicional. O serviço responde pela porta 5900 TCP/IP.
  • VNC Viewer
    Utilizado para acessar o computador que deseja controlar, você pode baixar e instalar o VNC Viewer em quantos dispositivos quiser.

Conexão

Local

Para estabelecer uma nova conexão local, clicar no menu File em seguinda na opção New connection (ou pressione CTRL+N), na janela que será aberta você deve digitar o IP ou hostname do computador que deseja acessar, para facilitar a identificação vocẽ pode informar um nome para essa conexão, como na imagem a seguir:

Na janela do VNC Viewer será criado um icone para sua conexão, para conectar basta clicar duas vezes sobre o icone ou clicar com o botão direito e selecionar a opção Connect:

Informe o usuário e senha de acesso, nesse exemplo esta sendo utilizado o usuário e senha padrão da Raspberry Pi, após informar basta clicar no botão OK.

Se os dados informados estiverem corretos, o ambiente gráfico da Raspberry Pi irá aparecer em uma janela.

Cloud

Não necessida de nenhuma mudança nas regras ou configuração dos equipamentos da rede, você também não vai precisar saber o endereço de IP da sua Raspberry Pi, para acessar um computador via Internet, basta informar sua conta RealVNC.

Para informar sua conta, clicar no botão Sign in do lado direito superior da janela do VNC Viewer.

Quando realizar o login, o VNC Viewer irá exibir todos os computadores do seu grupo de trabalho, bastando somente selecionar qual deseja acessar.

Team

Para incluir novos membros ao seu team, acesse seu perfil no VNC, pelo link e envio um invate a quem desejar incluir.

Você sabe com quem esta falando?

Nosso universo se formou há ~14 bilhões de anos a partir de um evento chamado BigBang. Ele ainda esta em expansão e não sabemos se irá se contrair novamente, mas é certo que existirá para sempre.

Nosso universo é um de vários outros universos que a física quantica teoriza.

Nosso universo tem ~100 bilhões de galaxias e em uma dessa galaxias (Via Lactea) nós existimos, não estamos na região nobre, estamos literalmente na periferia do universo.

A Via Lactea tem ~200 bilhões de estrelas, cada estrela com seus planetas formando um sistema solar.

Nosso sistema solar tem 8 planetas ao redor da estrela que chamamos de Sol, onde o terceiro planeta é o único lugar que sabemos que existe vida e foi formado há ~5 bilhões de anos.

A vida se inicio na Terra há ~3 bilhões de anos e é estimado que haja ~9 milhões de especies, entretanto, só catalogamos ~2 milhões.

Nossa especie é o Homo Sapians e surgiu no planeta Terra há 160 mil anos.

Você é um desses Homo Sapians que um dia vai deixar de existir junto com o universo, porque acha que é melhor do que alguém por causa da sua cor, religião, preferência sexual, desejos, opniões ou dinheiro?

Texto baseado em uma das palestra de Sergio Cortella

Freio de calcanhar

Inline SkateObjetivo deste post é determinar quando e  quem deve utiliza-lo, assim como sua eficiência.

 

 

Abstraction
Goal of this article is to determine when and  who should use it as well as its efficiency.

Se você esta começando a patinar mais cedo ou mais tarde vai ouvir de algum patinador experiente, as vezes nem tanto, que deve tirar o freio de calcanhar que acompanha os patins, a justificativa mais comum é “ele te derruba”.

Quando começei a patinar foi a primeira técnica de frenagem que aprendi, não tão bem no inicio, mas depois de alguns ajustes (trocar o freio do pé direito para o esquerdo) consegui ter controle efetivo da minha velocidade.

Continue reading “Freio de calcanhar”

University ULBRA, Discursive 2 (2016.1) of Physical Basic

Google Translate

pascal

A hydraulic drive system is a drive or transmission system that uses pressurized hydraulic fluid to power hydraulic machinery. The term hydrostatic refers to the transfer of energy from flow and pressure, not from the kinetic energy of the flow.

The hydraulic fluid can be any fluid as oil or water, in specific cases can be used air or other inert gas, this case is setting up a pneumatic drive system and is necessary a compressor because gases in ambient pressure has low potential to transmission energy.

Continue reading “University ULBRA, Discursive 2 (2016.1) of Physical Basic”

Starting with inline skate

Google Translate

skatericonIn mid-2000 I watched the movie Operation Takedown, in scene where the protagonist going to the work with inline skate and transiting between servers, this caught my attention but desire passed.

In 2006 when I entered in university I wanted to use inline skating again, but desire passed until I see some skating on Campus Party 2011, with two children and my daughter already skating I decided to stop postponing, summarizing the story bought my inline skating in May 2012, I love skating and teach what know to beginners.

With this post I want to give some tips for beginners, based on my experience and difficulties encountered.

Continue reading “Starting with inline skate”