Freio de calcanhar

Inline SkateObjetivo deste post é determinar quando e  quem deve utiliza-lo, assim como sua eficiência.

 

 

Abstraction
Goal of this article is to determine when and  who should use it as well as its efficiency.

Se você esta começando a patinar mais cedo ou mais tarde vai ouvir de algum patinador experiente, as vezes nem tanto, que deve tirar o freio de calcanhar que acompanha os patins, a justificativa mais comum é “ele te derruba”.

Quando começei a patinar foi a primeira técnica de frenagem que aprendi, não tão bem no inicio, mas depois de alguns ajustes (trocar o freio do pé direito para o esquerdo) consegui ter controle efetivo da minha velocidade.

Esse ano faz cinco anos que patino mas usei essa técnica de frenagem por aproximadamente três meses até conseguir aprender e me sentir seguro com a frenagem em T.

Optei em recolocar o freio de calcanhar (nunca usado) do meu patins atual pois semanalmente me encontro para ajudar patinadores iniciantes, os treinos vão desde ficar em pé sobre os patins até algumas técnicas básicas.

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No vídeo é possível perceber que a roda do freio de calcanhar (a direita) tem sua eficiência reduzida, isso se deve a pressão feita pelo parafuso ao eixo do rolamento, para minimizar esse efeito e chegar no resultado apresentado o parafuso foi rosqueado o mínimo possível.

Ao longo de uma semana, como pode ser visto em Diário de bordo, utilizei o freio de calcanhar em várias situações do cotidiano de um patinador iniciante e intermediário.

E reconstatei o seguinte:

  1. Fortemente recomendado para iniciantes
    Pelo fato de ser uma técnica eficiênte e que pode ser posta em prática depois de 30 ou 60 minutos de treino.
  2. Controle para qualquer situação
    Não importa se vai patinar em quadra, parque ou até se aventurar na rua fazendo urban, se esta rápido ou devagar, você vai ter controle SEGURO da sua velocidade.
  3. Tem tempo de validade
    Não precisa ficar com receio de ficar viciado em usar essa técnica, a sapatilha gasta muito rápido, dependendo da frequência e piso que patina, algo em torno de 3 meses. Então nesse meio tempo você aproveita para treinar outras técnicas de frenagem como o A e o T.
  4. Slalom
    Esquece, vai dar muito trabalho e vai correr riscos desnecessários ao fazer as manobras que tenham que cruzar os pés e quase 90% delas necessitam disso.
  5. NÃO DERRUBA
    Por ignorânica ou preconceito dizer que o freio te derruba é o argumento que tenta justificar a retirada do mesmo.

Lembre-se que é uma técnica para patinadores INICIANTES, esses por sua vez não fazem Downhill/Speed (patinação de velocidade), não fazem as acrobacias do Street/Vertical e muito menos as manobras do Slalom.

O público indicado para essa técnica só patina para frente, com os pés em paralelo ou no máximo em linha e grande parte do tempo com as 8 rodas no chão.

Então se você vai colocar os patins nos pés pela primeira vez ou se já patina mas ainda não sabe parar, NÃO TIRE SEU FREIO DE CALCANHAR ele vai lhe dar mais segurança e a possibilidade de novas experiências.

 

Mas quando devo tirar o freio?
Quando estiver seguro com outra técnica, recomendo que treine a frenagem em T pois é muito eficiênte e obrigatório saber se deseja sair do nível intermediário para um avançado de patinação. E nem vem com o argumento que não se pode treinar T estando com o freio de calcanhar, eu testei isso também.

QUALQUER TÉCNICA DE FRENAGEM…
É MELHOR DO QUE NENHUMA TÉCNICA DE FRENAGEM!

Se precisar de ajuda para treinar o uso do freio de calcanhar, T ou simplesmente começar a patinar, saiba mais sobre Patins Primeiros Passos clicando aqui.

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